Santa Casa de Valinhos terá atuação do Serviço de Capelania

26 pessoas foram formadas para o trabalho
O Projeto Apaixonados por Saúde em parceria com a OMEV – Ordem dos Ministros Evangélicos de Valinhos promoveu o Curso de Capelania para atuação na Santa Casa de Valinhos, com a participação de 26 pessoas interessadas em realizar o trabalho.
O encerramento foi no sábado, 1º de dezembro com a palestra proferida pelo Pastor Edmilson Vila Nova, que apresentou depoimentos de sua vivência e que ajudou muito na formação dos participantes.
Desde os primórdios da humanidade o adoecimento, as alterações comportamentais graves, o sofrimento e a morte foram associados à atuação de forças sobrenaturais. Mas, a dimensão subjetiva e religiosa sempre manteve sua força explicativa, de alguma forma.
No Brasil, aos poucos tem se construído uma cultura hospitalar que reconhece a contribuição do agente religioso. E aí entra o capelão que tem atuação nos hospitais e que dá o suporte emocional e afetivo à pessoa enferma e seus familiares. “Isto é especialmente relevante no caso de pessoas com deficiências, nos pacientes crônicos e terminais”, destaca Pr. Edmilson Vila Nova.
“Uma das responsabilidades mais nobres da pessoa que vai atuar no serviço de capelania é a da escuta dos medos e angústias do enfermo, acolher suas palavras e ajudá-la, como algo sagrado. Isto requer uma delicada habilidade relacional, perícia técnica, empatia e respeito para com a intimidade do paciente. O capelão é também um defensor dos direitos do paciente junto às instituições e ao corpo médico para que receba tratamento com dignidade e não seja tratado como coisa, mercadoria, um numero estatístico ou um corpo a ser manipulado”,completa Pr. Hiran.
Para a realização do treinamento o apoio do Provedor Cláudio Trombetta foi fundamental e toda equipa da Santa Casa de Valinhos.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Santa Casa de Valinhos terá atuação do Serviço de Capelania”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *