Setembro Verde mês oficial da inclusão da pessoa com deficiência

Iniciativa da APAE Valinhos que ganhou o estado de São Paulo e alguns estados brasileiros

Falar de inclusão parece fácil, mas só quem vive na prática é que pode dizer a importância da APAE na vida de seus assistidos. Estamos vivenciado o Setembro Verde, mês da inclusão da pessoa com deficiência e no depoimento da dentista Carla Canella, mãe da Hellaine de 46 anos, fica evidenciado, que a pessoa com deficiência intelectual ou múltipla, quando incentivada, e devidamente orientada vence barreiras.
“Somos assistidas pela APAE há alguns anos e a APAE tem nos ajudado em nossa caminhada, nas questões do dia dia, na conscientização dos direitos e também dos deveres. “A Hellaine me surpreende, hoje consegue realizar tarefas domésticas como varrer a casa, tirar o pó dos móveis e até fazer um alimento, claro que dentro das técnicas que aprendeu na APAE. Dia desses eu queimei a minha mão, imediatamente ela colocou a minha mão debaixo d’água, colocou uma pedra de gelo enrolada no pano e colocou em cima da minha mão, ficou orgulhosa por ter ajudado, dizendo que havia aprendido com a professora ”.
Outro aspecto importante são os direitos e nossos deveres. “Certo dia fomos ao supermercado e parei ao lado de uma vaga para deficiente físico, em seguida um veículo entrou na vaga, a Hellaine ficou observando, quando viu que a pessoa não era cadeirante, desceu do carro e foi falar com o motorista que ele não podia parar na vaga e explicou para o rapaz que ele estava tirando o direito de um deficiente. Nem é preciso dizer que o rapaz deu um sorriso amarelo, e tirou o seu carro da vaga”, disse Carla
Carla destaca que é muito feliz em estar na APAE com a Hellaine e pertencer a uma rede que só ajuda. “A Hellaine tem um sonho: aprender a linguagem de sinais para se comunicar melhor com os amigos” finaliza Carla.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Setembro Verde mês oficial da inclusão da pessoa com deficiência”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *