Colaboradores da APAE participam de treinamento de primeiros socorros

Um treinamento intensivo de primeiros socorros, com dois dias de aprendizado teórico e prático está sendo desenvolvido com os colaboradores da APAE. O curso inclui simulações de emergências como engasgamento, hemorragias, convulsões e parada cardiorrespiratória (PCR) em diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos.
O primeiro dia de treinamento, intitulado “Lei Lucas e Primeiros Socorros”, conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria de Saúde de Valinhos, sob a orientação do enfermeiro Glauco César Ceranto, ocorreu na quinta-feira, 27 de março, e foi dividido em duas turmas. A segunda etapa está programada para o dia 3 de abril. O objetivo é capacitar os educadores da APAE para agir em situações de emergência.
Durante a capacitação, o enfermeiro Glauco César Ceranto combinou teoria e prática, utilizando slides e manequins para demonstrar os procedimentos adequados para cada tipo de emergência.
A Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), sancionada em 2018, tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e instituições. A legislação foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, um menino de 10 anos que faleceu em 2017 após engasgar durante um passeio escolar, sem receber o atendimento adequado a tempo.
O presidente da APAE, Nivaldo Donizetti Miguel, ressaltou a importância do treinamento para os colaboradores da instituição. “Temos aqui 450 alunos e assistidos com diferentes deficiências e precisamos estar preparados para qualquer urgência. Este treinamento capacita nossos profissionais em três áreas essenciais: pedagógica, administrativa e operacional. Todos devem estar aptos a agir de maneira adequada em situações inesperadas e emergenciais”, afirmou.

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Colaboradores da APAE participam de treinamento de primeiros socorros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?