Valinhos Rumo à Inovação em Biotech e Farma

Valinhos foi palco de uma reunião histórica, realizada na segunda-feira, 10 de fevereiro, na sede do SENAI, que marcou o início de um ambicioso projeto para transformar a cidade em um polo de referência na área de Biotech e Farma. Presentes representantes do setor público, privado e das instituições de ensino e inovação, entre eles o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Valinhos, Erwin Franieck, e a Presidente da AEVAL, Adriana Matteelli, além de diretores e assessores como Gustavo Previtali, Luiz Henrique e Ricardo, e pela AEVAL o coordenador Fernando Forgerini, o ex presidente Rafael Cossiello, e do diretor jurídico Rafael Geraldini, e representando o SENAI Valinhos, o Diretor Adelmo Belizario e a coordenadora Fabíola Manzan, com a presença também de Carlos Coelho, Diretor do SENAI Biotecnologia de São Paulo.
Durante o encontro, que foi considerado excelente por todos os participantes, Erwin destacou a importância da articulação entre o governo e o setor produtivo para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. “Esta reunião marca um passo fundamental para consolidar Valinhos como um polo de inovação. A integração entre o setor público, as associações empresariais e as instituições de ensino é vital para que possamos criar um ambiente favorável ao crescimento econômico e tecnológico, beneficiando não apenas a economia local, mas toda a sociedade”, afirmou o Secretário.
Adriana Matteelli, representando a AEVAL, ressaltou o potencial existente no setor e a relevância de unir esforços para ampliar a competitividade das empresas de Biotech e Farma na cidade. “Valinhos já abriga grandes players como Bionovis, Arese Pharma, Myralis, CBO Lab, Concepta, Cellavita e BioGrow, e quando ampliamos nossa visão para um raio de 30 km, incluímos também empresas de renome como EMS, Medley, Cristalia e MSD. Estamos diante de uma oportunidade única para democratizar o acesso a produtos de alta qualidade e promover a inovação de forma acessível. Nosso compromisso é reunir os principais empresários em uma próxima reunião para que, juntos, possamos definir as diretrizes deste Arranjo Produtivo Local”, declarou Adriana.
Além do mapeamento detalhado do ecossistema produtivo – atividade que o SENAI de Valinhos já iniciou com apoio do SENAI São Paulo, que reforçará a atuação em Biotech – os próximos passos do projeto incluirão o convite formal aos principais empresários para integrar o APL. Essa iniciativa visa fortalecer a rede de cooperação, estabelecer políticas públicas de incentivo e desenvolver programas de capacitação e pesquisa que promovam a inovação, contribuindo para o crescimento econômico e o aprimoramento da qualidade dos produtos oferecidos.
A reunião de Kickoff consolidou o compromisso conjunto dos setores público e privado, reafirmando a visão de que a sinergia entre governo, associações empresariais e instituições de ensino é o caminho para transformar Valinhos em um polo de excelência em Biotech e Farma. Com os próximos passos já planejados e a integração de parcerias estratégicas, a cidade se prepara para abrir uma nova etapa de desenvolvimento, ampliando o acesso e a qualidade dos produtos no mercado nacional.
- Anterior Ocupe.Arte anuncia o lançamento do livro sobre Jerci Maccari e inaugura exposição
- Próximo AEVAL realiza a primeira reunião do grupo de Recursos Humanos
0 pensamentos sobre “Valinhos Rumo à Inovação em Biotech e Farma”